Surtos de gripe são muito comuns nessa época do ano e, agora com todos os alertas a respeito do CoronaVírus, os cuidados para evitar o contágio devem ser ainda maiores.

É essencial cuidar da higiene pessoal, priorizando lavar constantemente as mãos e higienizá-las com álcool sempre que possível.

Além disso, também é fundamental reforçar a imunidade, evitando situações de vulnerabilidade do seu sistema imunológico e garantindo a resistência da sua saúde. 

Entre esses cuidados, estão os clássicos: ter boas noites de sono, manter o corpo hidratado (beba água!), buscar exercitar seu corpo, não fumar, evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas e, é claro, manter uma alimentação balanceada e nutritiva.

Para isso, temos uma seleção de alimentos para serem incluídos na sua rotina de refeições, que vão reforçar sua saúde e evitar gripes, resfriados e situações crônicas, como bronquite e asma.

Confira os 5 alimentos para combater as gripes:

Frutas cítricas:

Laranja, limão, tangerina e acerola são algumas das frutas riquíssimas em vitamina C, substância muito famosa por melhorar a imunidade, atuar no combate a problemas respiratórios. Invista no consumo dessas frutas in natura ou como sucos e batidas.

Vegetais verde-escuro:

Conhecidos como crucíferas, os vegetais verde-escuro – como couve, rúcula, agrião, brócolis -, possuem enxofre na sua composição, substância que protege os pulmões e tem funções anticancerígenas. Além disso, também possuem muitos minerais, vitaminas e fibras.

Gengibre e mel:

Anti-inflamatório e antioxidante poderoso, o gengibre é um velho conhecido da medicina natural e popular, contribuindo muito nas funções respiratórias e no alívio de dores. Já o mel, também muito utilizado nos cuidados populares, possui propriedades antimicrobianas e, quando combinado com o gengibre, potencializa ainda mais o tratamento e prevenção de gripes, resfriados e dores de garganta. Acrescente limão à receita pra ficar ainda mais gostoso e saudável!

Alho e cebola:

Temperos clássicos da culinária brasileira e que têm efeitos potentes na saúde do nosso corpo. Além de darem mais sabor para os alimentos, o alho e a cebola atuam como antioxidantes e beneficiam a saúde cardiovascular. Além disso, o alho possui alicina, substância que tem ação antimicrobiana, auxiliando no combate a vírus, fungos e bactérias. Consuma eles crus ou como principais temperos nas suas receitas.

Alimentos ricos em zinco: 

O zinco é um poderosíssimo mineral para o nosso corpo, fortalecendo o sistema imunológico, atuando na defesa contra vírus, bactérias e fungos. Por isso, é tão importante sempre incluir comidas com zinco na sua rotina, antes, durante ou depois do surgimento do resfriando, intensificando seu consumo quando começarem os sintomas. Alguns dos alimentos ricos nesse mineral são as oleaginosas (castanhas, nozes etc), ostras, carnes e alimentos integrais.

Cuide-se bem hoje e sempre! E o buffet e o delivery da Família Tagliari são a melhor pedida para comer saudável e gostoso todos os dias. Vem!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *