Tá na boca do povo: os alimentos funcionais vem sendo uma tendência entre as pessoas que se preocupam com saúde, bem-estar e com uma alimentação balanceada. 

Mas o que de fato são os tais alimentos funcionais?  

Como o nome diz, as comidas funcionais são alimentos com importantes funções metabólicas e fisiológicas benéficas a saúde, que vão além das propriedades nutricionais básicas. Ou seja, quando ingeridos com determinada frequência e acompanhados de hábitos saudáveis, eles desempenham uma poderosa função  no nosso organismo, prevenindo e/ou auxiliando naturalmente no tratamento de doenças.

E aqui, no buffet da Família Tagliari não faltam opções de alimentos funcionais em pratos deliciosos para você!

Confira o 5 nutrientes que fazem dos alimentos funcionais:

1 – ÔMEGA 3

Ele reduz o risco de doenças cardiovasculares,  diminui os níveis de colesterol ruim, o LDL. Alguns dos alimentos em que encontramos o ômega 3, são peixes, como salmão e atum, além de óleos vegetais e oleaginosas.

2 – LICOPENO

Tomate, melancia e goiaba são algumas das frutas fonte de licopeno, antioxidante que previne o risco de doenças cardiovasculares e células cancerígenas.

3 – LUTEÍNA E ZEAXANTINA

Presentes no brócolis e outros vegetais de folhas verde-escuras, eles combatem radicais livres, ajudando em doenças como câncer, diabetes, entre outras. 

4 – BETA-GLUCANA

A aveia possui um tipo de fibra específica, que ajuda muito no funcionamento do intestino, do bom metabolismo e no controle do colesterol.

5 – INULINA E OUTROS FRUTOOLIGOSSACARÍDEOS

Alho (comum e poró), batata yacón, alcachofra e chicória são alguns dos vegetais que são ricos em um carboidrato específico, que ajuda no equilíbrio da flora intestinal, como os prebióticos. 

Agora é só vir para o almoço Tagliari e conferir todas as nossas opções de alimentos funcionais!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *