Mais do que uma perfeita combinação de sabores, muitas famosas duplas de alimentos também são grandes aliadas no âmbito nutricional. Isso acontece porque certos nutrientes, quando ingeridos juntos, aumentam a capacidade do organismo de absorvê-los e utilizá-los da melhor forma no nosso metabolismo, inclusive atuando na prevenção de doenças crônicas.

Esses casos, em que as comidas consumidas em conjunto trazem mais benefícios ao nosso corpo do que quando ingeridas individualmente, são conhecidos pelos especialistas como sinergia alimentar.

Ficou curioso pra conhecer melhor as vantagens dessas duplas perfeitas? Então, confira tudo aqui:

Feijão com arroz

Sem dúvidas, essa é o mais famoso dos pares. Presente no prato diário de boa parte dos brasileiros, essa composição culinária pode também ser muito benéfica para a nossa saúde, já que o falta em um, tem no outro. Por exemplo, enquanto o feijão é um alimento rico em ferro, cobre, magnésio, zinco, fósforo, cálcio e potássio; o arroz possui fibras e vitaminas do complexo B.

Salada com limão

Rico em vitamina C, o limão, além de ser uma ótima opção de tempero para saladas, também ativa a absorção de ferro presente em vegetais de tom verde escuro, leguminosas e beterraba.

Carne com abacaxi

Não é a toa que, comumente, é servido abacaxi em churrascarias. A fruta possui substâncias que estimulam as enzimas digestivas, auxiliando assim a digestão da carne, que naturalmente é um alimento mais pesado, ou seja, mais difícil de ser digerido pelo organismo.

Peixe com vinho

Essa dupla pode ser uma excelente aliada na prevenção de doenças cardíacas e cerebrais, já que a uva, presente no vinho, possui substâncias (como o resveratrol e polifenóis) capazes de potencializar a ação do ômega 3, encontrado principalmente nos peixes de água fria, como o salmão.

Feijoada com laranja

Par potente contra a anemia, entre outros diversos benefícios à saúde. Isso acontece porque a vitamina C da laranja aumenta a absorção do ferro presente em alguns vegetais e leguminosas, como é o caso do feijão e da couve (junte tudo, e está aí o trio maravilha do hematócrito). E para melhorar, a laranja também funciona como uma aliada na digestão de alimentos mais pesados, como é o caso das carnes da feijoada.  

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *