Dá pra se divertir muito no carnaval sem deixar o cuidado com a saúde de lado? Claro que dá!
Se no período de verão e férias o agito aumenta, é no carnaval que ele chega ao seu auge, e aí, muitas vezes, o cuidado com a saúde acaba caindo no esquecimento.
Mas, justamente, por ser uma festa em que se gasta muita energia, arrasta multidões e o calor está intenso, que é tão importante estar atento ao bem-estar do seu corpo. E, aí sim, pode ficar tranquilo e aproveitar o carnaval na sua essência: com leveza!
Confira 7 dicas de ouro para cair na folia, mas não cair numa furada:
1 – DURMA BEM
Essa dica vale tanto para o pré, quanto para o pós festa. Ter uma noite bem dormida é fundamental para aguentar o agito do período de carnaval. A média de horas de sono recomendada é de 8 horas por noite, sendo 6 horas o mínimo para o corpo realmente descansar e ficar “pronto para outra”.
2 – COMA CARBOIDRATO ANTES
Antes de se jogar na folia, é fundamental se preparar para esse momento. E os alimentos que devem ser ingeridos na refeição anterior a festa são aqueles ricos em carboidratos, como batata, abóbora, mandioca, milho, pão, arroz e massas, preferencialmente integrais.
3 – FUJA DE ALIMENTOS GORDUROSOS
Proteínas como queijos e carnes magras (filé de frango, peixe, peito de peru) também são recomendadas para aguentar o agito do início ao fim. Lembrando sempre que se deve evitar alimentos gordurosos, pois eles tornam a digestão mais lenta, causam azia e desconforto estomacal.
4 – COMA FRUTAS E CEREAIS DURANTE E DEPOIS
Lembre-se de se alimentar durante a festa, afinal, “saco vazio não para em pé”. Não passe mais de 4 horas sem comer e opte por alimentos leves, de rápida absorção que hidratam e nutrem.
Alguns exemplos práticos são barrinhas de cereais e frutas, ricos em vitaminas, minerais e fibras.
5 – BEBA MUITA ÁGUA
Antes, durante e depois! Manter o corpo hidratado é essencial em ocasiões em que se tem grande desgaste físico, que se perde muito líquido pelo suor e pelo consumo de bebidas alcoólicas. Por isso, o recomendado é iniciar a hidratação com antecedência. O ideal é que se consuma entre 2 a 3 litros de água por dia, ou outros líquidos não alcoólicos, como sucos, água de coco e bebidas isotônicas que repõem minerais, como sódio, potássio e magnésio. Se consumir álcool, busque intercalar com água sempre que possível.
6 – EVITE ENERGÉTICOS
Seja em comprimidos ou líquidos, os energéticos são produtos ricos em cafeína e, quando associados a bebidas alcoólicas, podem agravar os sintomas de gastrite, azia e desconforto estomacal além de causar palpitações e arritmia.
7 – OUTRAS DICAS DE OURO
Além disso, não esqueça do protetor solar, de usar roupas frescas e confortáveis (um leque também pode ajudar muito), de não ficar muito próximo de caixas de som e de fazer tudo com consciência!.
Com isso, é só curtir muito a maior festa do Brasil!
Estamos prontos, carnaval!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!