Quem nunca se sentiu mal humorado sem entender o porquê, até perceber que, na verdade, todo o descontentamento tinha um mesmo estopim: a fome!
Essa é uma reação normal no ser humano e acontece porque as atividades cerebrais precisam consumir cerca de 25% da taxa metabólica corporal total. Dessa forma, quando estamos há muito tempo sem comer ou nos alimentando mal, o órgão não tem os nutrientes necessários para realizar plenamente essas atividades. Portanto, a sensação de irritação funciona como um alerta de sobrevivência tanto do nosso corpo, quanto da nossa mente: “se você não se alimentar bem, não vou funcionar direito!”
Sendo assim, não só é necessário comer regularmente durante o dia, como também é preciso ingerir os nutrientes corretos para o bom funcionamento dos neurotransmissores (que atuam nas nossas emoções). Ou seja, uma dieta saudável e balanceada é fundamental para evitar o mal humor pontual, além de problemas mais densos, como a ansiedade e a depressão.
A gente selecionou algumas dicas de alimentos para se incluir na rotina alimentar que vão fortalecer sua saúde mental e melhorar o seu humor nos dias difíceis. Confira:
1 – Chocolate
É fácil notar que o chocolate traz felicidade. Mas o que a ciência explica é que o chocolate amargo, com alta concentração de cacau, além de ser saboroso, de fato estimula a liberação de serotonina e endorfina, entre outras substâncias que ampliam a sensação de bem-estar. Logo, é verdade que consumir uma porção correta de chocolate amargo por dia faz com que a gente se sinta mais disposto e alegre.
2 – Peixes
Atum, sardinha, truta, salmão são alguns dos peixes que podem parecer gordurosos, mas na verdade possuem uma gordura essencial para a saúde do nosso corpo: o ômega 3. Ele tem como um dos benefícios para o nosso metabolismo, o fortalecimento das membranas celulares dos neurônios. Além do ômega 3, esses peixes possuem proteínas, ferro, zinco, vitaminas B6 e B12, todas essas substâncias que contribuem para o bom funcionamento do cérebro.
3 – Abacate
O abacate é mais um alimento fonte de gorduras boas, que também atua protegendo as estruturas dos neurônios. Vitamina E, magnésio e folato também são substâncias superbenéficas presentes na fruta.
4 – Banana
Rica em triptofano, a banana é fundamental na produção da serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o humor. Esse alimento, além de ser muito nutritivo, também combate a sensação de depressão, irritação, estresse, ansiedade, insônia etc.
5 – Verduras escuras
Para auxiliar o bom funcionamento das atividades cerebrais, priorize as verduras de tom mais escuro, como espinafre, brócolis e couve. Elas são fonte de vitamina C, potássio, betacaroteno, cálcio, ferro, luteína, esteróis etc.
6 – Leguminosas
Alimentos ricos em vitaminas do complexo B são muito importantes para o cérebro, especialmente para as atividades ligadas à memória. Entre os legumes que esse nutriente é presente, estão a lentilha, a ervilha, o feijão e o grão-de-bico.
7 – Oleaginosas
Nozes e castanhas são oleaginosas que possuem muitos efeitos vantajosos para o nosso metabolismo, entre eles está a prevenção de quadros depressivos e controle de estresse, isso graças ao selênio presente nelas, além de vitamina E, ácido alfalinolênico e elágico.
E, por fim, vale lembrar que ingerir a quantidade recomendada de água por dia também ajuda muito no humor, e a falta dela pode gerar confusão mental e dificuldade cognitiva, já que o líquido faz o transporte dos nutrientes e participa da eliminação das substâncias tóxicas.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!