Ele é conhecido como sinônimo de felicidade para crianças ou adultos, tem várias possibilidades gastronômicas e carrega uma legião de fãs e adoradores, que tem até nome próprio: os chocólatras!
O chocolate, sem dúvida, está entre os doces e ingredientes para sobremesas mais amados em todo o mundo, e agora, em época de Páscoa, é quando essa iguaria mostra todas as suas possibilidades de uso na culinária. Não tem como fugir, estamos cercados de chocolate por todos os lados e, somado à nostalgia da tradição pascal, fica ainda mais difícil de resistir ao seu sabor único, não é mesmo?
Então, se o seu objetivo é manter uma alimentação saudável independente das datas comemorativas, mas também não quer ficar de fora dos costumes de Páscoa, a gente tem a dica certa: aposte no chocolate amargo!
Confira aqui 5 motivos pelos quais você deve dar uma chance para o chocolate amargo nessa Páscoa:
1 – Ajuda no controle do colesterol e da pressão
O cacau é um ótimo alimento para os hipertensos, pois possui propriedades antioxidantes que melhoram a função vascular. Dessa forma, os vasos sanguíneos conseguem dilatar mais facilmente, reduzindo assim a pressão arterial e melhorando a saúde do coração. Além disso, o fruto influencia no aumento as taxas de HDL (colesterol bom) e na redução as taxas de LDL (colesterol ruim). Lembrando sempre que esses benefícios são válidos para chocolates com pelo menos 70% de cacau na sua composição (quanto maior a porcentagem de cacau, mais saudável) e em porções máximas de 30 gramas por dia.
2 – Controla os níveis de glicose
Graças a sua ação anti-inflamatória, o chocolate amargo auxilia na estabilização dos níveis de glicose na corrente sanguínea. Dessa forma, quando consumido regularmente (na porção e composição correta), ele atua impedindo a liberação excedente de insulina.
3 – Tem propriedades antioxidades
Como já citamos anteriormente, o cacau é um dos alimentos mais famosos por sua poderosa ação antioxidante, combatendo os radicais livres e melhorando a função vascular e, por isso, é tão conhecido como um aliado contra o envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas.
4 – Melhora o metabolismo
Mais um dos grandes benefícios do chocolate amargo, está no fato de melhorar o metabolismo. Isso acontece principalmente, porque a iguaria contém gorduras monoinsaturadas capazes de estimular o organismo a consumir esses estoques de gordura como fonte de energia para o nosso corpo, ou seja, o chocolate amargo ajuda a queimar gorduras e ainda aumenta a sensação de saciedade!
5 – Dá maior sensação de bem estar
Não é atoa que o chocolate é conhecido por trazer à tona a felicidade. Ele possui substâncias que estimulam a liberação de neurotransmissores (como a serotonina e endorfina) responsáveis por melhorar o humor e a disposição; e também por reduzir a propensão ao estresse e a ansiedade, resultando assim em uma maior sensação de alegria e bem estar.
Então,o recado está dado: aposte no chocolate amargo nessa Páscoa e seja muito feliz e saudável!
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!