Em tempos de quarentena, se a gente não pode ir até a festa junina, a festa junina pode vir até nós! É isso aí, pra dar uma animada na rotina em casa e não deixar essa festa tradicional da cultura brasileira passar em branco, a nossa dica é fazer a sua própria festa de São João.
E nada melhor pra entrar no clima junino do que as delícias típicas de um bom arraiá, não é mesmo? E se você está pensando que não tem como preparar uma festa junina e manter uma alimentação balanceada, a gente prova em 5 receitas superpráticas e gostosas que é possível sim!
Espia:
1 – Paçoca light
- 4 colheres de sopa de leite em pó desnatado
- 6 colheres de sopa de amendoim sem casca torrado
- 1 xícara de chá de proteína de soja texturizada torrada
- 4 colheres de sopa de adoçante culinário
- 1 pitada de sal
Bata todos os ingredientes no processador (ou no liquidificador) até formar uma farofa. Guarde em um pote com tampa. Na hora de servir, coloque a paçoca em canudos de papel colorido.
2 – Bolo de fubá integral
- 3 ovos
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de fubá
- 1 xícara de açúcar demerara
- 1/2 xícara de leite
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de fermento
Separar as gemas e as claras e bater as claras em neve. Adicione o açúcar e bata bem. Coloque as gemas e bata. Adicione a farinha e o trigo e bata novamente. Coloque o fubá e bata mais uma vez. Adicione o leite e continue batendo. Coloque a manteiga e bata. E, por último, acrescente o fermento. Bata bem até a massa ficar homogênea. Despeje em uma forma e leve ao forno para assar. O ponto de tirar do forno é quando se espeta um palito no bolo e ele saia limpo, ou quando o bolo estiver dourado. Desenforme e sirva como de preferência.
3 – Canjica proteica
- 100 gramas de milho para canjica cozido
- 100 leite de coco
- 5 unidades de cravo-da-índia (ou cravinho)
- 1 unidade de canela em pau
- 1 colher de sopa de adoçante xylitol (ou de 7 a 10 gotas de adoçante 100% Stevia)
- 2 colheres de sopa de proteína vegetal (ou whey protein) sabor baunilha
Em uma panela, aqueça todos os ingredientes, menos a proteína vegetal. Mexa sem
parar por uns 15 minutos ou até sentir que o creme está quentinho e com sabor forte do cravo e da canela. Depois, tire os cravos e canela e acrescente a proteína vegetal.
4 – Pipoca funcional
- 3 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem
- 1 ramo de alecrim fresco
- 1 xícara de chá de milho para pipoca
- 1/3 colheres de café de cúrcuma moída
- Pimenta do reino a gosto
- Sal do Himalaia a gosto
Em uma panela, coloque o óleo e o ramo de alecrim. Deixe refogar, por aproximadamente, 40 segundos. Acrescente o milho para pipoca. Movimente a panela tampada em sentido circular para os grãos deslizarem e não queimarem. Deixe no fogo até estourar todo o milho. Depois de pronto, tempere com a cúrcuma, a pimenta e o sal.
5 – Pinhão cozido
- 1 kg de pinhão
- 1 litro de água
- 1/4 xícara de sal
Lave bem os pinhões em água corrente. Coloque os pinhões com a água e o sal na panela de pressão. Feche a panela e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a apitar (pegar pressão), conte 40 minutos. Depois desse tempo, remova a panela do fogo e deixe esfriar e soltar a pressão naturalmente. Descasque e sirva o pinhão cozido ainda quente.
Deixe uma resposta
Quer entrar na discussão?Sinta-se livre para contribuir!