orgânicos; importância dos orgânicos; orgânicos Florianópolis

A produção de alimentos orgânicos em Florianópolis vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, e isso se deve, principalmente, às exigências do mercado consumidor. As pessoas estão cada vez mais atentas aos perigos dos defensivos agrícolas para a saúde humana e para a vida no planeta. Florianópolis é conhecida como uma das cidades que mais prezam pela qualidade de vida e pelas perspectivas de futuro das próximas gerações. Não à toa, a Capital Catarinense é a melhor cidade para criar filhos, segundo ranking da Delta Economics & Finance. E essa busca por um estilo de vida mais saudável e sustentável se reflete nas escolhas do dia a dia, como a preferência por alimentos cultivados sem agrotóxicos.

O QUE SÃO ALIMENTOS ORGÂNICOS?

Alimentos orgânicos são produzidos de acordo com regras de manejo que prezam pela conservação dos recursos naturais (hídricos, solos, animais e vegetais), ou seja, são produzidos sem o uso de aditivos químicos e agrotóxicos, tornando-se, portanto, produtos que estão de acordo com os três pilares da sustentabilidade:

Ambiental – Diz respeito à forma como os recursos naturais são utilizados e preservados, à diminuição dos estragos atuais e futuros do meio ambiente e à preservação da biodiversidade;

Social – Refere-se ao modo de como a produção impacta a comunidade em seu entorno, ou seja, todas as pessoas envolvidas em uma determinada atividade, como fornecedores, colaboradores, clientes e parceiros, atuando, assim, na melhoria da qualidade de vida de todos que estão ao seu alcance e, favorecendo o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Econômico – Está relacionado à divisão mais igualitária e justa dos lucros, diminuindo as diferenças sociais, melhorando o acesso das pessoas aos serviços e aos bens de consumo.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS?

Além das vantagens no que diz respeito ao meio ambiente, à sociedade e à economia, a alimentação orgânica traz inúmeros benefícios à saúde, como:

– Diminuição de reações alérgicas, problemas respiratórios, alterações hormonais, sobrepeso, problemas neurológicos e câncer, já que são alimentos livres do uso de substâncias químicas, como os agrotóxicos;

-. Possuem grandes concentrações de compostos antioxidantes, sendo sua maior vantagem nutricional.

– Acho melhor tirar essa parte, não tem muitos estudos que comprovem esse item.

– O cultivo orgânico preserva o sabor e o aroma dos alimentos, deixando essas sensações mais intensas e melhorando o paladar.

TENHA UMA HORTA ORGÂNICA EM CASA

Cultivar uma horta orgânica em casa (ou apartamento) pode ser um ótimo hobby e ainda permite que você sirva ervas, frutas, verduras e legumes frescos e ricos em nutrientes à sua família. Veja como é simples!

orgânicos; importância dos orgânicos; orgânicos Florianópolis
orgânicos; importância dos orgânicos; orgânicos Florianópolis
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *